[equinócio - fenômeno que marca a passagem do sol pela linha do equador, quando dia e noite possuem a mesma duração e marca a mudança de estação nos hemisférios da Terra. Ah, e só acontece duas vezes no ano.]
Voltando ao assunto, o tal fenômeno aconteceu ontem (a primeira vez de 2010), e eu estava toda ansiosa para prestigiá-lo, pois por estar localizada no meio do mundo, sendo cortada pela linha do Equador, Macapá é a única capital onde é possível visualiza-lo.
No monumento do Marco Zero, há uma grande torre, com um círculo em seu topo. No momento exato do equinócio a luz do sol é projetada pelo círculo e incide diretamente sobre a linha do Equador, fazendo com que seja possível vizualiar a divisão dos hemisférios Norte e Sul.

Mas foi bom ver a população marcando presença, fazendo contagem regressiva mesmo sob a chuva e aproveitando as outras opções de lazer e cultura que o Governo disponibilizou no local. Agora é esperar para setembro, quando acontece o segundo equinócio. Torcer para que não chova e eu posso não só ver, mas tirar a tradicional foto com um pé em cada hemisfério!