Um pouco de Macapá através dos olhos de uma recém chegada.

21 de março de 2010

Meu quase equinócio

Ontem, 20 de março, exatamente às 14h32, aconteceu o equinócio.

[equinócio - fenômeno que marca a passagem do sol pela linha do equador, quando dia e noite possuem a mesma duração e marca a mudança de estação nos hemisférios da Terra. Ah, e só acontece duas vezes no ano.]

Voltando ao assunto, o tal fenômeno aconteceu ontem (a primeira vez de 2010), e eu estava toda ansiosa para prestigiá-lo, pois por estar localizada no meio do mundo, sendo cortada pela linha do Equador, Macapá é a única capital onde é possível visualiza-lo.

No monumento do Marco Zero, há uma grande torre, com um círculo em seu topo. No momento exato do equinócio a luz do sol é projetada pelo círculo e incide diretamente sobre a linha do Equador, fazendo com que seja possível vizualiar a divisão dos hemisférios Norte e Sul.
Já sei, ficou imaginando como deve ser lindo e mágico não é?! E isso tem atraído muitos turistas para o estado, a Secretaria de Turismo promove vários eventos em torno do fenômeno. Mas esse primeiro equinócio de 2010 foi marcado pela chuva (talvez já esperassem, pois o chamam de Equinócio das Águas) e não foi possível ver nadica do sol.

Mas foi bom ver a população marcando presença, fazendo contagem regressiva mesmo sob a chuva e aproveitando as outras opções de lazer e cultura que o Governo disponibilizou no local. Agora é esperar para setembro, quando acontece o segundo equinócio. Torcer para que não chova e eu posso não só ver, mas tirar a tradicional foto com um pé em cada hemisfério!

2 comentários:

Gidélia Oliveira Siqueira Campos disse...

Hummmm!!!! gostei do comentário!! Mais conhecimento sobre o estado onde vce está situada, mas, o mais belo ainda tá por vir....vou esperar até setembro para ver sua FOTO com uma perna em cada hemisfério!! Quero vê!!! kkkkkk

Kiara Guedes disse...

"Passeando" por aí, cheguei até aqui... Me atualizando de vc! =)

Acho que vais gostar desse poema Equinócio: http://nesteinstante.com/2009/03/21/equinocio/

Abraços, volto, eim.