Um pouco de Macapá através dos olhos de uma recém chegada.

2 de março de 2010

e o destino é: Amapá

Hoje, 2 de março, é o Dia Nacional do Turismo, então resolvi escrever um pouco sobre o turismo do Amapá, e por mais que eu esteja inspirada na conversa que tive com a Secretária de Turismo do Estado (digo conversa pois o diálogo fluiu tão bem que nem parecia a formalidade de uma entrevista) não irei discorrer sobre políticas de investimentos no setor.

O que percebo é que o Estado possui atrativos suficientes para despertar o interesse de muita gente, mas de fato o posicionamento geográfico dificulta não apenas a chegada dos turistas, como também o fluxo de divulgação dos atrativos. Outro fator que atrapalha é o atraso da internet, hoje principal meio de circulação de informações. Enquanto residi no Nordeste, acompanhava incansáveis propagandas de outros estados, nordestinos ou não, mas nunca vi nada impresso ou televisionado sobre o Amapá, quando soube que iria morar em Macapá pouco encontrei na internet sobre o local.

Quando o Amapá vira notícia? Numa reflexão rápida parece que nunca. Apesar de não conhecer muitos lugares - ainda estou concentrada na capital, Macapá – estou perto o suficiente para saber que além das imagináveis belezas naturais típicas da região amazônica, há também as belezas artificiais, artesanato ribeirinho, culinária, entre tantas coisas que colocariam Amapá entre um dos roteiros preferidos de brasileiros e estrangeiros. O que você acha de comer um peixe recheado sentindo a brisa do Rio Amazonas? Ou passear com as crianças pelas belas praças de Macapá? Visitar a Fortaleza de São José, patrimônio histórico tombado pelo IPHAN, passear pelos museus? Quer um passeio mais ecológico? Vá até o município de Serra do Navio e banhe-se nas águas da Lagoa Azul. Prefere aventura? Pratique kite surf no Rio Amazonas. Nada mal não é?

De acordo com a Secretária de Turismo, um dos principais meios de divulgação é mesmo a mídia espontânea, então estou aqui tentando fazer minha contribuição, incentivando a conhecerem o extremo norte do Brasil.

Os próximos posts serão sobre alguns lugares que vale a pena conhecer!

2 comentários:

Gidélia Campos disse...

Muito bem!!! Vce tem demonstrado muito interesse emconhecer essa nova terra que te recebeu de braços abertos!!! É isso aí!!!! E´Sabio, interessante e necessário conhecer onde estamos. O que tem de bom e seus comentários são fantásticos. Caso eu fosse uma macapaense, estaria muito orgulhosa da nordestina que chegou e buscar falar e conhecer coisas boas da terrinha!!! parabens minha filha!!!Deus proteja e ilumine todos os dias aí nesse lindo lugar!!! Bjos

Gidélia Campos disse...

Muito bem!!! Vce tem demonstrado muito interesse em conhecer essa nova terra que te recebeu de braços abertos!!! É isso aí!!!! E´Sabio, interessante e necessário conhecer onde estamos. O que tem de bom e seus comentários são fantásticos. Caso eu fosse uma macapaense, estaria muito orgulhosa da nordestina que chegou e buscou a falar e conhecer coisas boas da terrinha!!! parabens minha filha!!!Deus proteja e ilumine todos os dias aí nesse lindo lugar!!! Bjos