Um pouco de Macapá através dos olhos de uma recém chegada.

14 de setembro de 2010

Assembleia encaminha pedido de impeachment de governador para comissão especial

Foi realizada na manhã de hoje, 14, em sessão na Assembleia Legislativa, leitura do pedido de impeachment do governador do estado, feito por três dos deputados que pertencem a Casa. Após leitura, o presidente da Assembleia, Jorge Amanajás declarou acatar o pedido e decidiu pelo encaminhamento para uma especial.

De acordo com Jorge Amanajás, o tema seria discutido em plenário, mas diante do pedido anunciou o encaminhamento e garantiu que o regimento interno da Assembleia Legislativa será seguido à risca, garantindo inclusive direito de defesa ao governador. “Caberá a ele provar ou não sua inocência”, afirmou o presidente.

O pedido de impeachment havia sido protocolado ainda ontem, e inclui o desejo de que o trâmite seja acelerado para que haja tempo suficiente para que o processo seja cumprido até o fim. “Como só temos três meses e meio, é impossível que se chegue até o fim do processo, mas vou fazer com que se dê o encaminhamento”, informou Jorge Amanajás, levando em consideração que processo de impeachment é longo e o mandato do governador encerra em dezembro.

A comissão especial vai fazer uma apuração inicial, e o caso voltará ao plenário para que se decida pela abertura ou não do processo de impeachment. No caso de abertura, o governador é afastado do cargo enquanto durar o processo. “A decisão será coletiva e se houver abertura do processo, será formada uma comissão mista”, garantiu Jorge Amanajás.

O julgamento final é feito por um tribunal especial formado por representantes da Assembleia e do Tribunal de Justiça do estado.

Nenhum comentário: