Um pouco de Macapá através dos olhos de uma recém chegada.

30 de setembro de 2010

Greve dos bancários já atinge o Amapá



A greve dos bancários, que teve início ontem, 29, atingiu imediatamente todo o país, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Na tarde de ontem as agências de Macapá já possuíam cartazes com anúncio da adesão à greve, embora os caixas eletrônicos continuem à ser utilizados pelos clientes.


O anúncio da greve pegou a população de surpresa, inclusive por se tratar de época de pagamento dos servidores públicos, ocasião em que agências costumam estar cheias. Quem tiver contas para quitar poderá utilizar meios alternativos de pagamento. Os caixas eletrônicos, os serviços de pagamento por telefone e internet e os correspondentes bancários deverão funcionar normalmente.


Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado após assembleias que rejeitaram, na véspera, a proposta da Federação dos Bancos (Fenaban), que oferecia reajuste de 4,29%. Os bancários têm data-base em 1º de setembro, e a pauta de reivindicações foi entregue à Fenaban no começo de agosto. A categoria pede aumento de 11%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, pisos maiores, auxílio-educação para todos, segurança contra assaltos e sequestros e melhores condições de saúde, entre outros pontos. Segundo a Contraf, são aproximadamente 470 mil bancários em todo o país.


A Confederação ainda divulgará o balanço que mostrará o número de agências com as atividades paralisadas em todo o país. Na sexta-feira, 1, outra assembleia deve ser realizada para definir os rumos do movimento. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que mantém a proposta já apresentada aos bancários e que espera retomar a discussão.

Um comentário:

Felipe Eduardo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.