Um pouco de Macapá através dos olhos de uma recém chegada.

1 de fevereiro de 2010

Mas, onde fica Macapá?

Se você, assim como eu, já não consegue dar conta da localização dos estados brasileiros, esse post vai servir para se situar um pouco.

Macapá é a capital do estado do Amapá. Localizada no sudeste do estado, é a única capital brasileira que não possui interligação por rodovia a outras capitais. É também a única cortada pela linha do Equador.

Esta localizada há 2540 km de Brasília, 2414 km de Recife, 3333 km de São Paulo e 4254 km de Porto Alegre. A capital mais próxima de Macapá é Belém do Pará, porém os 400 km que as separam só podem ser percorridos por via aérea ou fluvial, já que não existe ligação rodoviária nem ferroviária.


População

Segundo pesquisas feitas pelo IBGE em 2009, a cidade conta com uma população de 366 484 habitantes. É a quinta cidade mais populosa do norte do Brasil, atrás apenas de Manaus, Belém, Ananindeua e Porto Velho.

A cidade vem se destacando da maioria dos municípios do Brasil pelo crescimento econômico e populacional bem acima das médias nacionais.

Clima
O clima do município de Macapá é equatorial quente-úmido, com temperatura máxima entre 32,6°C e a mínima entre 20°C. A sensação térmica no verão pode passar dos 45°C.

As chuvas ocorrem nos meses de dezembro a agosto, não chegando a atingir 3.000 mm. A estação das secas inicia no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando se registram as temperaturas mais altas.

Vegetação
A vegetação de Macapá constitui-se de principalmente de florestas que predomina ainda em quase todo o município, onde o desmatamento provocado pela ação do homem ainda é pouco acentuado. São árvores de grande porte com tipos como a samaumeira, acariquara, angelim, maçaranduba,etc.

Economia
Uma boa vocação em Macapá é o comércio, além do extrativismo, na agricultura e na indústria. Com localização privilegiada em relação a sua posição geográfica, tem grandes possibilidades de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. A criação da Zona de Livre Comércio de Macapá, em 8 de maio de 1992, possibilitou oportunidades de negócios para a economia do estado, principalmente para indústria, o comércio, serviços e o turismo. Apesar de investimentos de outros estados brasileiros e de capital estrangeiro, ainda há um grande mercado a ser explorado.

Potencialidades
Mineração, extração de madeiras, pecuária, piscicultura, açaí, castanha-do-Brasil, borracha, andiroba, copaíba e plantas medicinais.

Telefonia
As operadoras que mantem cobertura na região são: Embratel, Claro,Oi, TIM e Vivo.

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei a idéia minha filha. Somente assim conhecerei melhor a região onde vce está morando. Vou me preparar psicologicamente para sobrevoar tanta água e árvore!!! Bjos

Unknown disse...

NaTi, adorei seu blog, fala de Macapa de forma rapida e interessante...nao me lembrava que era a unica capital brasileira cortada pela linha do Equador...e voce descreveu como nos imaginamos que seja a cidade...=)

ADRIANA AMORIM disse...

Agradeço essa postagem... Sou Paraibana da cidade de Patos e hoje moro em Goiás e me preparo para voar para Macapá dia 11 desse mês para visitar o meu irmão e não tinha a menor idéia do que me esperava... rs

Unknown disse...

Gostei da história desse estado bonito e rico com suas culturas e tradição Macapá quero um dia conhecer este maravilhoso estado.

Unknown disse...

Não sabia nada sobre Macapá fiquei supresa