Um pouco de Macapá através dos olhos de uma recém chegada.

18 de fevereiro de 2010

O carnaval nosso de cada ano


O carnaval é mesmo a maior festa do Brasil, não importa se está tocando frevo, axé ou samba, o importante é estar entre amigos.

Este foi meu primeiro carnaval em Macapá, e eu não imaginava o que iria encontrar no sambódromo. Convidada pelos amigos a sair em escola de samba, topei sem saber o que significava.

De repente me vi cheia de fantasias e adereços. Tendo que aprender os enredos das escolas as quais ia desfilar e seguir os carros alegóricos mesmo sem nenhum samba no pé.

Foi sem dúvidas um carnaval diferente para mim, mas confirmou o que afirmei no início, o importante é estar em boa companhia. Quem faz a festa é a gente, e foi, sem dúvidas, divertidíssimo.

Mas carnaval por aqui é bem democrático. Quem não quer desfilar, pode ficar nas arquibancadas ou camarotes assistindo todas as escolas e torcendo pela sua preferida. Na sexta-feira e segunda-feira quem saí às ruas são os blocos, no melhor estilo de carnaval baiano.

E no último dia de folia, terça-feira, é o dia da Banda. Este foi o 45° ano do bloco que percorre as principais ruas da cidade com muita irreverência: os homens vestidos de mulher. Festa que começa no início da tarde, faça chuva (como esse ano), faça sol, e invade a madrugada.

Em tempo: Desfilei nas Escolas: Solidariedade, Unidos do Buritizal e Império do Povo. Posso dizer que dei sorte de principiante, pois todas foram campeãs. Por causa de confusão na apuração do grupo especial, por suspeita de fraude, a Liesa (Liga das Escolas de Samba do Amapá) resolveu declarar campeãs todas as escolas, tanto do grupo especial como do grupo de acesso. Mas essa história ainda vai render muito pano para manga.

2 comentários:

Olívia Campos disse...

Estou curiosissima para conhecer esse carnaval!!!

Unknown disse...

Olá filha!!!! como falou Olívia: estou também curiossima para conhecer e quem sabe, voltar aquela vontade de brincar, pular e dançar um bom carnaval. Tô vendo toda sua empolgação e isso deixa a gente feliz e alegre, querendo um dia compartilhar com vces. Mil bjos